XLVI Encontros Nietzsche: “Nietzsche: intérpretes e interpretações” (17 a 21 de maio)

Os Encontros Nietzsche consistem num fórum permanente de debates acerca da filosofia nietzschiana. Promovidos duas vezes ao ano pelo GEN, recebem seus parceiros intelectuais, tanto da cena acadêmica nacional como internacional. Ocorrendo sempre nos meses de maio e setembro, é também a ocasião em que o GEN apresenta suas publicações, lançando os novos números dos Cadernos Nietzsche e os novos títulos da coleção Sendas & Veredas.

Na XLVI edição, o tema é “Nietzsche: intérpretes e interpretações’”, fazendo referência direta à especificidade dos textos do filósofo enquanto impossibilitam estabelecer a verdade iniludível de cada proposição, do mesmo modo que favorecem a multiplicidade de interpretações. Isso se deve à característica e à singularidade de um tipo de texto que se pode reconhecer na abertura irredutível expressa na proposição de perspectivas que suscita, ao mesmo tempo, possibilidades de variadas leituras. As exposições, conferências, palestras e comunicações, deverão apresentar ou a leitura de um dos intérpretes consagrados de Nietzsche ou a proposta de uma interpretação para os textos de Nietzsche.

Os Encontros Nietzsche, em sua edição XLVI, terão formato online e serão promovidos pelo GEN-UNIRIO e pelas universidades UNIRIO e UERJ. Participarão professores da UNIRIO, UERJ, UFF, UFRRJ, e da UFRJ. Nessa edição, o GEN propõe uma interlocução entre os pesquisadores do grupo e os pesquisadores fluminenses. Contará ainda com a contribuição de pesquisadores estrangeiros da Argentina, da França, da Itália e do Peru.

There are no reviews yet.

Deixe uma resposta



Comece a digitar e pressione ENTER para pesquisar